TRÊS ACERTOS: O primeiro deles é o domínio de vocabulário, sem repetições e com variedade de expressões. O segundo item é a capacidade de enriquecer o texto e a argumentação com dados históricos, citações de autores ou relações entre a realidade brasileira e a de outros países, o que demonstra cultura geral, habilidade para relacionar os saberes e o terceiro, ter visão global.
Exemplos de Acertos:
1 - Usar Conectivos.
Exemplos de conectivos que podem ser usados no Início (Introdução), no Meio (Desenvolvimento) e no Fim (Conclusão):
Exemplos de conectivos que podem ser usados no Início (Introdução), no Meio (Desenvolvimento) e no Fim (Conclusão):
2 - Estruturar o texto em: Início, meio e fim, ou seja:
Introdução (Visão geral);
Desenvolvimento (Apresentar argumentos);
Conclusão (Defender o seu ponto de vista e propor ao menos uma solução).
Introdução (Visão geral);
Desenvolvimento (Apresentar argumentos);
Conclusão (Defender o seu ponto de vista e propor ao menos uma solução).
3 - Visão Global.
4 - Uso da língua culta.(não usar gírias e abreviações da internet)
5 - Citar fontes jornalísticas.
6 - Usar e citar frases de autores renomados.
TRÊS ERROS: Por outro lado, ao analisar redações de diversos candidatos em fase de preparação encontramos erros que podem tirar muitos pontos. O primeiro erro encontrado foi o do estudante que escreveu o texto sem ter decidido o que iria defender como proposta de mudança social. Como você sabe, o Enem exige que o candidato se posicione, apresentando na redação ao menos uma alternativa de solução para o problema analisado. Notamos que o candidato foi desenvolvendo as ideias, mas no fim, mostrou-se perdido quanto ao que iria defender de fato. A maneira de evitar que isso aconteça é fazendo um plano antes de escrever. O segundo erro comentado é o do candidato que abusou de generalizações e exageros no texto, escrevendo coisas como: “Não há a menor dúvida de que a melhor solução para esse problema é…”. Não é aconselhável ser tão incisivo. Matizar frases como essa com termos como: “Uma das soluções mais indicadas para esse problema parece ser…” faz da argumentação algo mais “pé no chão” e até fica mais simpática. o terceiro erro, o mais grave de todos: o candidato que escreve uma frase - talvez querendo provocar humor - que desrespeita os direitos humanos. Uma “brincadeira” dessas pode custar caro, anulando a redação.
EXEMPLO DE REDAÇÃO QUE TIROU 1.000:
EXEMPLO DE REDAÇÃO QUE TIROU 1.000:
Dandara Luíza da Costa - Pernambuco -
"Por um bem viver"
'O ornamento da vida está na forma como um país trata suas crianças'. A frase do sociólogo Gilberto Freyre deixa nítida a relação de cuidado que uma nação deve ter com as questões referentes à infância. Dessa forma, é válido analisar a maneira como o excesso de publicidade infantil pode contribuir negativamente para o desenvolvimento dos pequenos e do Brasil.
É importante pontuar, de início, que a abusiva publicidade na infância muda o foco das crianças do que realmente é necessário para sua faixa etária. Tal situação torna essas crianças pequenos consumidores compulsivos de bens materiais, muitas vezes desapropriados para determinada idade, e acabam por desvalorizar a cultura imaterial, passada através das gerações, como as brincadeiras de rua e as cantigas. Prova disso são os dados da UNESCO afirmarem que cerca de 85% das crianças preferirem se divertir com os objetos divulgados nas propagandas, tornando notório que a relação entre ser humano e consumo está “nascendo” desde a infância.
É fundamental pontuar, ainda, que o crescimento do Brasil está atrelado ao tipo que infância que está sendo construída na atualidade. Essa relação existe porque um país precisa de futuros adultos conscientes, tanto no que se refere ao consumo, como às questões políticas e sociais, pois a atenção excessiva dada à publicidade infantil vai gerar adultos alienados e somente preocupados em comprar. Assim, a ideia do líder Gandhi de que o futuro dependerá daquilo que fazemos no presente parece fazer alusão ao fato de que não é prudente deixar que a publicidade infantil se torne abusiva, pois as crianças devem lidar da melhor forma com o consumismo.
Dessa forma, é possível perceber que a publicidade infantil excessiva influencia de maneira negativa tanto a infância em si como também o Brasil. É preciso que o governo atue iminentemente nesse problema através da aplicação de multas nas empresas de publicidade que ultrapassarem os limites das faixas etárias estabelecidos anteriormente pelo Ministério da Infância e da Juventude. Além disso, é preciso que essas crianças sejam estimuladas pelos pais e pelas escolas a terem um maior hábito de ler, através de concessões fiscais às famílias mais carentes, em livrarias e papelarias, distando um pouco do padrão consumista atual, a fim de que o Brasil garanta um futuro com adultos mais conscientes. Afinal, como afirmou Platão: “o importante não é viver, mas viver bem”.
Fonte: http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/tres-palpites-para-o-tema-da-redacao-enem-2015-e-como-aborda-los.html
valeuu profa!!!
ResponderExcluir